Assim que o Lourenço nasceu, a enfermeira perguntou se eu queria dar lhe de mamar, claro que respondi que sim, o que eu nunca imaginei é que ele já soubesse mamar, agarrou logo á primeira e mamou como se sempre o tivesse feito... foi um momento muito especial!
Quando a obstetra me foi fazer a última visita para ver como estava e me dar alta, pediu-me para ver o peito e assustou-me quando me perguntou o que é que eu estava a fazer ao peito uma vez que estava a ter a subida do leite e eu respondi-lhe nada, e aí ela disse-me se eu na tratasse do peito rapidamente ia ganhar uma mastite... fiquei muito assustada.
Assim que ela saiu chamei uma enfermeira que me acalmou e me disse que era normal o peito estar muito cheio, para assim que chegásse a casa dar banhos de água quente no peito e colocar panos quentes sobre os mesmos 15 minutos antes de cada mamada e depois colocar compressas de água fria... ah e não beber mais que 1 litro de água por dia ( nos 3 ou 4 dias seguintes).
Quando chequei a casa fui logo tratar do peito e sempre antes de cada mamada fazia o ritual, nos primeiros dias custou um bocadinho, sentir o peito muito cheio e havia vezes que acordava de noite e tinha que ir tirar leite que já não conseguia.
Passados uns dias, tudo se acalmou o peito só produz o que o meu bebecas bebe e graças a Deus o peito nunca gretpu.
Amamentar é das melhores coisas que pode acontecer a uma mãe, é um momento só nosso, intimo... nunca imaginei que fosse tão especial... até agora o Lourenço ainda não precisou de suplemento, vamos ver o que diz o pediatra na próxima consulta... mas as bochechas dele estão bem fofinhas :)